O Processo de Construção do Conhecimento
Desde o início de tudo, o homem sempre estabeleceu relações com a natureza e consigo mesmo, seja por meio da própria comunicação, com gestos, códigos, símbolos, que permitiram a interação com os demais, na troca e partilha de tanto objetos como o próprio conhecimento empírico adquirido com as dificuldades e descobertas, e consequentemente, contribuindo para constituição do mundo que temos hoje. Isso graças a capacidade racional do ser humano, o que principalmente o distingue de outros animais.
Além de sua racionalidade, o homem também se destaca pela sua historicidade. Segundo Aristóteles, além da capacidade de compreender o mundo a sua volta, o homem também se entende como formador do mundo e identifica a necessidade de conviver com o que o cerca.
Ou seja, o ser humano aprende a conviver com o que o cerca, e mais que isso, estabelece padrões e normas de comportamento, crenças e valores partilhados para que essa convivência não seja como os animais, ele transforma e coloca um diferencial com regras para viver em comunidade. Assim, a perpetuação desses padrões culturais percebido em suas ações ao longo do tempo indica a historicidade do homem.
“Ao tratar da questão do conhecimento, deve-se ter presente, em primeiro lugar, que ele é uma atividade intelectual na qual o homem procura compreender e explicar o mundo que o constitui e o cerca” (BOMBASSARO, 1992, p.18).
Mas afinal, qual é a diferença de Saber e Conhecer?
O conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo:
Conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obtendo informação); Conhecimento de um documento; Termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço;
Sabedoria é quando você já conhece algo, quando você pratica aquela coisa frequentemente, quando você tem uma certa sabedoria sobre aquela coisa, e que sabe distingui-la de certas coisas.
O conhecimento é a informação analisada, compreendida e incorporada já sabedoria é o conhecimento submetido ao julgo dos valores, crenças , ética e moral , sendo assim , não há sabedoria sem conhecimento, e nem conhecimento sem informação , podemos dizer que são dados em estágios diferentes de processamento , semelhante a um diamante , ele bruto tem um valor , mas lapidado este valor se multiplica , mas em nenhum momento deixou de ser um diamante.
Baseado em:
Livro "Filosofia da Ciência" de Tatiana Valéria Travisan
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