terça-feira, 10 de maio de 2016

Unidade B

Epistemologia

Epistemologia significa ciência, conhecimento, é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. É uma palavra que vem do grego.
A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, e também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência. É uma das principais áreas da filosofia, compreende a possibilidade do conhecimento, ou seja, se é possível o ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, e da origem do conhecimento.

Na contemporaneidade, encontramos três correntes epistemológicas:

Epistemologia lógica -> É exemplificada pelo empirismo e positivismo. 

Epistemologia genética -> É representada por Jean Piaget, que aprofundou o estruturalismo genético e construtivista da psicologia da inteligência. 

Epistemologia histórico-crítica -> Buscava analisar a própria história das ciências. 

Dentre essas correntes, surge, também, recentemente, a epistemologia crítica que, dentro do contexto de racionalização,“reflete sobre o alcance e a significação da ciência dentro da sociedade e das culturas” (JAPIASSU, 1992). 


Epistemologia Segundo o sociólogo Boaventura de Souza Santos

A epistemologia crítica traz consigo o questionamento dos verdadeiros avanços científicos e do progresso da sociedade. A partir do pensamento iluminista, a ignorância assume sinônimo de retrocesso, pois, com a promessa de uma ciência que responderia a todas as necessidades da vida social, era necessário estar nesta realidade científica.
 Com isso, os próprios cientistas começaram a questionar suas pesquisas e perceberam a necessidade de refletir a significação de suas atividades científicas. A epistemologia crítica, segundo Japiassu, coloca que a ciência “não se constitui mais como a verdade e que a ciência só tem sentido quando pensada em seu contexto e que está, cada vez mais, integrada num processo social, industrial e político”.
                                                                                    Figura 01  -  Sociólogo Boaventura de Souza Santos
Boaventura de Sousa Santos (1989), analisa as soluções que o paradigma moderno buscou para responder aos problemas sociais, em seu livro Um Discurso sobre as Ciências (2002), onde argumentou que estavam, cada vez mais, ineficazes e indicando que estaríamos em uma transição da modernidade para a pós-modernidade. Anos depois numa entrevista com Manoel Tavares, ele diz que decidiu abandonar a ideia de "paradigma pós-moderno" e adotar um novo termo de "paradigma pós-moderno de oposição", porém não deu muito certo de acordo com a concepção social, então deixou essa também. O pós -modernismo foi abandonado porque era utilizado e caracterizava vários temas diferentes, onde poderia provocar confusão em seu entendimento, não teria um conceito sólido.
Com isso Boaventura, chega a conclusão que o paradigma moderno está em constante mudança, não estamos entrando no paradigma pós-moderno, mas sim vendo e vivendo transformações da modernidade. No entanto, a visão de um novo paradigma reflete-se, na verdade, por meio de um conjunto de paradigmas e mostra a pluralidade de epistemologias que não podem e nem são simplificadas em uma única epistemologia geral e global. 
Nessa mesma entrevista, quando questionado sobre como o positivismo influenciou e influencia nas pesquisas das ciências sociais, ele diz que o positivismo é uma epistemologia “estreita” que não dá conta de todos os detalhes das pesquisas científicas. 

Assim, para se ter um avanço epistemológico de conhecimento, seria necessário avançar nas lutas sociais contra o sofrimento causado pela dominação colonialista da epistemologia dominante.





Referências Bibliográficas
Significado - Epistemologia -> http://www.significados.com.br/epistemologia/
Livro "Filosofia da Ciência" de Tatiana Valéria Trevisan

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